ESCRIBIR UN COMENTARIO
Exemplo de comentários literários
“Quando você é velho”, de William Butler Yeats
Quando você é velho, grisalho e com sono
dê cabeça ao fogo, pegue este livro
e leia sonhando com o visual suave
que seus olhos tinham, e com suas sombras profundas;
e quantos seus momentos de graça alegre amaram,
e sua beleza, com amor falso ou sincero,
mas apenas um amou a alma peregrina em você,
e amou as aflições da sua mudança de rosto;
e depois curvando-se para queimar barras,
sussurros, algo desculpe, como foi o amor
sobre as altas montanhas
e seu rosto escondia inúmeras estrelas.
1. Introdução
No poema “Quando você é velho” (1895), de William Butler Yeats, o tema central é o amor. Isso é evidenciado pelo uso da linguagem e das imagens literárias .
Esses dois elementos se combinam para criar um trabalho que representa nostalgia e depressão que gera um amor perdido. (Tese: linguagem e imagens literárias).
Desenvolvimento
O poema começa apresentando a imagem de uma velha “velha e grisalha e com sono”, que está sentada perto do fogo, lembrando-se do “olhar suave” que já teve seus olhos.
Essa mulher pega o livro com o poema de Yeats e lembra como era bonito. Essa cena fortalece o poema, pois estabelece o tom e a atmosfera que reinarão no restante do trabalho: velhice, amor perdido e lembranças. (Inclusão de compromissos).
Além disso, Yeats usa uma série de símbolos para transmitir a mensagem. Um dos primeiros símbolos usados é o fogo na lareira.
O fogo é brilhante e cheio de vida, mas, no final, será consumido e terminará em cinzas. O significado oculto por trás disso é que nada dura para sempre. Como no incêndio, a mulher também desaparecerá eventualmente. (Desenvolvimento de tese).
O fato de a mulher sussurrar angustiado como o amor deixou indica que ela rejeitou esse amor, de modo que o fogo também pode representar o desejo de reviver essa paixão que já terminou.
Outros símbolos presentes no poema são as altas montanhas e as estrelas no céu. Esses dois elementos reafirmam a qualidade inatingível do amor da mulher idosa.
Essa senhora pode segurar um livro de Yeats e lembrar como ela se sentiu amando, mas seu objeto de amor não está mais ao seu alcance. (Desenvolvimento de tese).
A linguagem desempenha um papel muito importante. O poema está escrito na segunda pessoa do singular, o que também lhe dá um toque de intimidade e tristeza, como se a voz narradora soubesse as consequências que as decisões dessa mulher trariam e esperava que ela tivesse agido de maneira diferente. (Desenvolvimento de tese)
O uso de verbos no imperativo (“pegue este livro e leia-o sonhando com a aparência suave que seus olhos tinham”) estabelece um elo entre Yeats e a velha senhora, que perdura com o tempo. (Desenvolvimento de tese, inclusão de citações)
Conclusão
Este poema de Yeats é um exemplo de como integrar imagens e idiomas para transmitir emoções fortes nos leitores.
O uso de figuras sugestivas (símbolos) em vez de mensagens mais diretas confere ao trabalho uma qualidade enigmática agradável. (Reafirmação da tese)